sábado, 3 de dezembro de 2016

Aspectos da Sobrevivência – Abrigo






Graça e paz! Após um intervalo sem postagens, volto com toda a força! Vamos continuar a nossa série, “Aspectos da Sobrevivência”, dessa vez falaremos sobre abrigos.


Definição de Abrigo
Abrigo nada mais é do que um local para onde você se retira para descansar e proteger-se de intempéries do ambiente, sejam elas por causa da natureza ou do ser humano.


Tipos de Abrigo
São vários, mas podemos listar os principais: caverna, barraca, casebre, casa de alvenaria, fortaleza, castelo, bunker, abrigo subterrâneo e outros.

Perceba que no caso de preparadores e sobrevivencialistas, nós também enquadramos os tipos de abrigo listados no parágrafo anterior, como uma B.O.L (Bug Out Location – Abrigo Secundário): qualquer um deles pode ser utilizado como um Abrigo Secundário em caso de crise.

Caso deseje saber mais sobre a B.O.L, leia também esse artigo aqui.


Como Montar Um Abrigo
Nesse tópico falarei não nas técnicas, mas como planejar a construção do seu abrigo.

  • Primeiro: onde será construído? Na cidade? Se sim, em qual? Qual o clima predominante? Chove muito? Ocorrem inundações? Terremotos? Em qual proporção?

  • Segundo: após responder os questionamentos anteriores, você poderá escolher o local exato onde será construído o seu abrigo. Se for um abrigo secundário, uma dica: os romanos sempre construíam a castra (acampamento) em uma colina ou monte, de onde podiam observar toda a região ao redor do acampamento, além de monitorar a movimentação de eventuais forças atacantes. Se tratando de Brasil, um país em que a maior parte do clima é Equatorial (Região Norte) e Tropical (Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste), árvores podem ser utilizadas para camuflar o abrigo.

  • Terceiro: no local escolhido, existem quais recursos naturais? Existem palmeiras? Plantas frutíferas? PANCs (Plantas Naturalmente Comestíveis)? Igarapé/Riacho para abastecer-se de água? Peixes? Animais para caça? Fique de olho nesse quesito, pois é de vital importância para eventual permanência prolongada no local, onde você precisará abastecer-se constantemente com água e comida.


Abrigo em Situações de Emergência
Caso você tenha se perdido na natureza, montar um abrigo será de fundamental importância, pois para ser encontrado com vida pelas equipes de busca, o abrigo será um… abrigo contra as intempéries que o ambiente irá oferecer!

Conhecer técnicas de sobrevivência, obtenção de comida e água (principalmente este último) além de técnicas de construção de um abrigo, utilizando apenas recursos da natureza, será de importância fundamental para a sua sobrevivência.

Também não precisa necessariamente ser um abrigo construído do zero com os recursos do meio: pode ser parte da fuselagem de um avião, ou o que sobrou de uma embarcação… flexibilidade é a chave em se tratando de sobrevivência (e obtenção de abrigo).


Exemplos de Abrigo

Vou deixar quatro vídeos falando sobre abrigos: um foi feito por mim e fala de aspectos fundamentais da B.O.L; outro é do Celso Cavallini e mostra como fazer um abrigo na Floresta Amazônica; o terceiro será um vídeo do Gasparello falando de como fazer um abrigo de emergência com uma lona; e o último será o Júlio Lobo, do Sobrevivencialismo mostrando como fazer um abrigo de emergência dentro da terra! Assistam, pois vale a pena ver esses vídeos!

O meu vídeo falando sobre B.O.L



Abrigo na Selva, por Celso Cavallini



Gasparello ensinando como fazer uma barraca com lona



Júlio Lobo testando formas de se construir abrigos



Nenhum comentário: