quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Coronavírus (COVID 19): Diário de Uma Crise – Parte 04

 


 

Na última vez que eu postei, falei sobre o fato de terem endurecido a quarentena aqui no Amazonas. Agora vamos continuar de onde paramos...

 

Outubro/Novembro/Dezembro de 2020

Miraculosamente desapareceram da mídia local e nacional os casos de coronavírus. Muitos afirmavam (e eu afirmo) que era por causa das eleições municipais. Seja como for nós não fomos surpreendidos quando no dia 23/12/2020, o governador Wilson Lima simplesmente baixou um decreto proibindo lojas, restaurantes e bares de fecharem. Somente serviços essenciais serão preservados até o dia 10/01/2021: as UTIs estão lotadas de pacientes com coronavírus, daí a desculpa para o endurecimento do lockdown.

 

Sinceramente eu acredito que o tal endurecimento que durará até ao dia 10/01/2021 será prolongado quando estiver prestes a expirar o prazo. De qualquer forma as igrejas continuarão funcionando, afinal são considerados serviços essenciais (e são mesmo) e eu estarei na linha de frente nas atividades da minha igreja.

 

Caso deseje, você poderá ler as outras partes do diário:

 

 Coronavírus (COVID 19): Diário de Uma Crise – Parte 01


Coronavírus (COVID 19): Diário de Uma Crise – Parte 02


Coronavírus (COVID 19): Diário de Uma Crise – Parte 03


Coronavírus (COVID 19): Diários de Uma Crise – Parte 05

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Coronavírus (COVID 19): Diários de Uma Crise – Parte 03

 


 

Introdução

Olá! Depois de alguns meses sem postar, aqui estou eu relatando como foram os últimos meses da dita “pandemia” do meu ponto de vista. Caso você tenha decido até aqui de paraquedas, saiba que eu estou montando um diário que visa cobrir como foi a pandemia do Covid-19. Os escritos são obviamente do meu ponto de vista.

 

Abril/2020

As atividades da minha igreja cessaram completamente, apenas o essencial para o funcionamento do culto on-line permaneceu. Houve para mim dias de completo tédio e para cessar o marasmo, passei a ler livros que há tempos eu não lia. Fiquei bastante ligado no que as comunidades de preparação e sobrevivencialismo postavam. Por precaução, abastecemos a nossa casa com comida para o mês inteiro. Diversos supermercados impuseram racionamento por conta própria e os números de itens a serem comprados foram limitados para cada pessoa.

 

Maio/2020

Foi o auge da pandemia aqui em Manaus (onde eu moro): muitos dos mortos foram sepultados em vala comum, tendo o direito negado de serem velados e enterrados nas sepulturas de suas famílias. Foi um tempo de bastante apreensão: aqui em casa não saíamos por nada e o que vinha de fora era (e ainda é) higienizado com uma solução de água com água sanitária. Amigos e conhecidos nossos tiveram perdas por conta do Covid-19.

 

Junho, Julho&Agosto

Ficamos trancados em casa, porém com a diminuição dos casos de Covid-19 aqui em Manaus, nós passamos a sair mais de casa. O primeiro local que eu segui após meses de isolamento foi a igreja, onde eu cultuei durante um sábado. Fora isso, isolamento.

Aproveitei para treinar bastante Combate com Facas e esgrima.

Em Julho houve uma flexibilização da quarentena e o governador baixou um outro decreto reabrindo alguns estabelecimentos. Eu voltei a frequentar a igreja normalmente (no entanto a quantidade de pessoas foram limitadas por inscrições prévias).

No dia 01/08/2020 eu acordei com uma forte gripe, porém eu segui com as minhas atividades normalmente. No dia seguinte eu estava mal e acabei ficando a semana inteira de cama. Eu não sabia, mas eu estava com Covid-19! Algumas semanas mais tarde uma pessoa da minha família fez o exame e deu como positivo, porém curado! Para quem não entendeu: significa que a pessoa pegou covid porém já estava curada! Essa pessoa da minha família pegou a mesma “gripe” que eu no mesmo tempo.

No fim das contas o Covid-19 não é tão letal quanto se podia supor...

 

Setembro/2020

Os casos de Covid-19 aumentaram bastante, principalmente durante a segunda metade do referido mês. Os casos foram tamanhos que o governador baixou outro decreto fechando bares, casas de show, sítios e balneários.

 

06/10/2020

Este é o dia no qual eu escrevo este relato atual. As aulas presenciais recomeçaram na rede pública de ensino e muitos pais protestaram com relação a isso. O número de casos continua alto, porém até o presente momento não foi sinalizado nenhuma medida restritiva por parte do governador...

As economias local (do Amazonas) e a brasileira já demonstram sinais de esgotamento por conta da quarentena forçada que prefeitos e governadores impuseram.

 

 

Caso se interesse, estas são as outras partes deste relato:

 

Parte 1

 

Parte 2


Parte 4


Parte 5

terça-feira, 24 de março de 2020

Coronavírus (COVID 19): Diários de Uma Crise – Parte 02




Graça e paz!



Esta é a segunda parte dos Diários de Uma Crise que trata da crise causada pelo Coronavírus (COVID-19): a parte 01 está aqui. Este diário relata os acontecimentos na minha vida que vão do dia 16/03/2020 até ao dia 24/03/2020 e que tangem á respeito á crise envolvendo o COVID-19.





16/03/2020

Fui ao mercado próximo de casa e comprei apenas 2kg de arroz. Não era o tanto que havia planejado, mas foi melhor do que nada.





18/03/2020

As aulas foram suspensas hoje por ordem do governador do Amazonas, Wilson Lima, além de alguns órgãos públicos terem recebido ordens para suspenderem as suas atividades.





19/03/2020

Enfim efetuei a compra que pretendia: comprei comida para ao menos 1 mês. Se eu racionar é possível comer por quase 2 meses! A conta deu mais de R$900,00!!! Ainda faltam algumas coisas, mas do principal nós estamos abastecidos. Aqui no Amazonas tudo bem por enquanto, apenas 3 casos confirmados e sem histerismos (ainda).

As ruas estão pouco movimentadas e as atividades na minha igreja estão suspensas e os cultos serão transmitidos on-line apenas. Repartições públicas estão suspendendo as suas atividades ou estão transferindo-as para as casas de seus funcionários (home office).

Muitos boatos estão circulando pelas redes sociais e eu sei que a situação não é tão séria, porém eu tenho dormido com a minha faca Titan ao meu lado por precaução. Hoje eu saí para caminhar e vi a PM fazendo a ronda bem como linhas de transportes públicos funcionando: os serviços essenciais ainda estão mantidos.





21/03/2020

Pela parte da tarde de hoje foi outorgada uma portaria do governador Wilson Lima onde ele ordena o fechamento de áreas com grande concentração de pessoas: parques, shoppings, lojas, restaurantes, bares, igrejas e similares.





22/03/2020

Prosseguimos em isolamento aqui em casa e várias famílias tem adotado o isolamento também.





23/03/2020

Houve uma mega-tempestade hoje aqui em Manaus. Foi possível escutar as sirenes de viaturas passando. A tempestade alagou diversas ruas daqui, felizmente nada ocorreu aqui em casa.





24/03/2020

Recebi hoje o informe de falecimento de um grande amigo. Por causa do coronavírus eu não poderei ir até ao seu funeral que é no Nordeste brasileiro. O filho dele mora aqui em Manaus e está no grupo de risco e me ligou arrasado para falar do falecimento de seu pai e de como não poderá sepultá-lo por causa do isolamento. Eu fiz o que pude para consolá-lo e prometi que iríamos visitar a sepultura do pai dele (que é meu amigo) juntos, quando essa crise acabar.

Estranhamente eu me sinto triste e aliviado por saber da morte de meu amigo: não precisará mais se preocupar com as coisas deste mundo, vá em paz, amigo! Deus abençoe a sua alma, Manoel!


O número de casos confirmados aqui no Amazonas é no momento de 47!

Termino essa parte do diário aqui.



Caso deseje, poderá assistir as partes 1 e 3 (continuação do relato) nos links abaixo:



sábado, 14 de março de 2020

Coronavírus (COVID 19): Diários de Uma Crise – Parte 01




Graça e paz!



Eu decidi escrever este diário agora para servir de registro para a posteridade utilizar em suas preparações. Caso esta seja a sua primeira vez aqui no blog, deixe que eu me apresente: eu me chamo Rafael, e este blog é de preparação e sobrevivencialismo. Eu ensino cristãos e não-cristãos a estarem preparados para crises. O que são crises? Crises são eventos que podem ser uma catástrofe natural, uma situação de violência (arrastão, tiroteio), uma crise econômica, uma pandemia...



Este diário é a primeira parte que retrata a Crise do Coronavirus 2019, um agente infeccioso que cruzou oceanos e continentes para infectar pessoas. Vou retratar aqui neste relato os antecedentes desta crise atual.





Dezembro de 2019

Os primeiros casos de Coronavirus 2019 (COVID19) foram relatados. O grande público e a imprensa ignoraram. Há algumas semanas atrás eu vi uma notícia interessante: Xi Ji Ping, o atual ditador da China foi informado da então epidemia, porém não fez nada. Os acusadores eram membros da alta-cúpula do Partido Comunista Chinês.





Janeiro de 2020

No dia 20/01/2020 eu noticiei no meu instagram (www.instagram.com/pscristao) uma possível epidemia que havia saído das fronteiras da China e atingido a Coréia, o Japão e a Tailândia e que talvez pudesse virar algo mais grave. Eu fui o primeiro preparador e sobrevivencialista a noticiar o COVID19 e a reparar na sua potencialidade.

Eu monitoro microorganismos ao redor do mundo e o COVID19 não passou despercebido por mim.



29/01/2020

O Governo Chinês decreta oficialmente quarentena em várias partes daquele país.





Fevereiro/2020

A epidemia de COVID19 saiu da China e chegou a vários outros países. As primeiras semanas de Fevereiro foram tensas para mim: brasileiros vindos da China foram isolados e a expectativa era a de que algum deles tivesse o COVID19, mas isso não ocorreu.

Eu comentei com o meu amigo Alcides, que se ocorresse o primeiro caso confirmado aqui em Manaus (onde eu vivo) aí sim eu correria para comprar comida. O resto eu já tenho: luvas, máscaras, óculos epi, velas, lanterna, mochila, remédios, suprimentos médicos diversos, kit de primeiros-socorros, armas... não tenho muita comida armazenada por duas razões simples: não tenho onde estocar direito e a comida é algo perecível. Além disso eu posso me dar ao luxo de fazer isso porquê os amazonenses são despreparados por natureza: só haverá pânico por aqui quando as pessoas estiverem isoladas em casa e com falta de víveres ou se alguém na tv disserem para elas se prepararem, fora isso...



Me chamou a atenção o fato de que em regime de urgência, um PL em menos de dois dias, singrou as duas casas legislativas (Câmara e Senado) e foi sancionada, eu me refiro a Lei da Quarentena (Lei 13.979/2020) que entrou em vigor ainda no dia 06/02/2020! Pela urgência a qual o PL foi tramitado e sancionado eu pensei: -“As autoridades do país sabem que esse COVID19 é tão letal que não pode ser detido! Estão caladas para não causarem pânico, mas eles sabem da verdade: é melhor eu me preparar!



Na minha igreja me foi dado um testemunho: um pastor que tem um discípulo vivendo na China comunicou que o Governo Chinês estava mentindo á respeito do COVID19: eram mais de 300 mortos todos os dias e centenas de milhares de infectados. O governo da China (uma ditadura comunista) estava dizendo aos jornais em Fevereiro que estava tudo bem e que a doença estava sob controle... canalhas!



25/02/2020 – Terça-feira

Foi confirmado o primeiro caso de COVID19, em São Paulo: um homem de 61 anos, que havia viajado alguns dias antes para a Itália (a trabalho) foi diagnosticado com a doença. No Carnaval vieram turistas de diversos cantos do mundo para curtirem a tal festa principalmente em Rio e São Paulo, além do Nordeste.





Março/2020 (Dia 01 á Dia 14)

A doença evoluiu bastante: não foi da China, mas da Europa veio a propagação do COVID19 ao Brasil. Agora são mais de 70 casos, a maioria no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, locais onde passam diversos estrangeiros e brasileiros que fazem viagem ao exterior. Diversas instituições estão ordenando paralisações temporárias: a UFAM (Universidade Federal do Amazonas) nesta sexta-feira (dia 13) ordenou a suspensão de suas aulas até o dia 30 de Março... o reitor Sylvio Puga, eu o conheço: nunca tomaria uma medida assim se não tivesse uma forte evidência por trás. No Campus-Manaus da UFAM circulam cerca de 30 mil pessoas por dia. Eu já me decidi: vou comprar grãos amanhã e segunda (dias 15 e 16), terça (17) vou comprar verduras e frutas, quinta (19) vou abastecer a casa com carne.



Essa semana vai ser vital para saber se eu sou ou não um bom preparador.



Ontem (dia 13/03) foi confirmado o primeiro caso de COVID19 aqui no Amazonas. Vou ativar o meu protocolo de preparação e comprar os alimentos que estão em falta. Não falta muito para entrarmos em quarentena, eu especulo que em duas semanas entraremos neste estado. Deus nos ajude.



P.S: foram registrados mais de mil mortos por COVID19 na Itália. Até o presente momento ninguém morreu aqui no Brasil e o primeiro infectado por COVID19 já se recuperou e recebeu alta.



Eu estou escrevendo este relato logo após a live no YouTube do Guia do Sobrevivente.



Rafael, Manaus-Am, 21:18 hrs do dia 14 de Março de 2020 Ano de Nosso Senhor





segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

A Morte de Qassan Soleimani






Há poucos dias atrás, os EUA explodiram o general iraniano Qassan Soleimani, o segundo homem mais poderoso do Irã e o maior apoiador do terrorismo no mundo!





Quem Foi?

O sujeito em questão era o responsável por sustentar com dinheiro iraniano, as mais diversas milícias anti-Israel e anti-Ocidente que existem, como o Hamas, o Jihad Islâmica (que atuam na Faixa de Gaza), o Hezbolah (do Líbano), o Kataib Hezbolah (do Iraque) e outros tantos!



Esses grupos são também anti-cristãos e recebem apoio do Irã em dinheiro, armas e treinamento. E quem era o responsável por coordenar essas ajuda? Qassam Soleimani.





Conclusão

É por isso, cristãos e sobrevivencialistas que me lêem que devemos ficar aliviados por este homem, Qassam Soleimani, ter morrido! Os meus parabéns ao presidente dos EUA, Donald J.Trump por ordenar que esse assassino de cristãos e ocidentais fosse explodido!



Quando criei este blog e o canal no YouTube, foi pensando em ensinar as pessoas a se protegerem e estarem preparadas de seres deprimentes como Qassan Soleimani e al-Baghdadi (do ISIS)!



Infelizmente cristãos continuam sendo a minoria religiosa mais perseguida no mundo: 150 mil cristãos são assassinados no mundo unicamente por razão de sua fé. Mas a execução de Soleimani e de al-Baghdadi (no fim do ano passado) desestimula ações contra cristãos ao redor do mundo.

Se você quiser estar preparado contra estes assassinos muçulmanos e outros tipos, leia os outros artigos do blog e se inscreva no meu canal do YouTube!



Já foi tarde, Qassan Soleimani!