quinta-feira, 25 de agosto de 2016

B.O.L – Uma Introdução




Do Que Se Trata?
B.O.L, sigla em inglês para "Bug Out Location". Normalmente é traduzido como "Abrigo Secundário", embora a tradução literal seria algo como: "Local de Evasão".

Não tem jeito: entre preparadores e sobrevivencialistas a B.O.L desperta uma grande fascinação, pois é onde (em teoria) encontra-se o local de segurança, a fortaleza, os “montes” para onde correremos quando tivermos que fugir das cidades como bem disse Jesus (Lucas 21.21).

Sendo assim, é natural que o tema desperte grande interesse entre sobrevivencialistas (e preparadores também, claro!). Portanto, eu desejo mostrar porque tecnicamente e biblicamente, você deveria ter ou mesmo montar um Abrigo Secundário. Vamos lá?


O Local Forte
Quando a crise ocorrer, quando a hora de “correr para os montes” acontecer, ter um local estruturado e certo para te receber é algo muito bom!

O rei Davi quando estava fugindo de Saul e á serviço de Áquis, o senhor de Gate, recebeu deste um “local forte” que se chamava Ziclague (1 Samuel 27.6 e 1 Crônicas 12.16). Era neste abrigo que Davi e os seus homens se abrigaram da ira de Saul.

Eu já citei no artigo Porque o Cristão Deve Se Preparar (clique AQUI caso deseje lê-lo), as razões de um cristão (independentemente de denominação) ser um preparador. No entanto, eu não escrevi sobre esse personagem bíblico interessantíssimo: o rei de Judá, Asa, filho de Abias.

A Bíblia nos diz que: “Disse ele ao povo de Judá: ‘Vamos construir estas cidades com muros ao redor, fortificadas com torres, portas e trancas. A terra ainda é nossa, porque temos buscado o Senhor, o nosso Deus; nós o buscamos, e ele nos tem concedido paz em nossas fronteiras’. Eles então as construíram e prosperaram.” - 2 Crônicas 14.7

Acredita-se, que Asa tenha reinado sobre Judá e Benjamim, de 912 a.C á 871 a.C e séculos mais tarde (586 a.C), um dos abrigos que ele criou continuava a ter uso (Jeremias 41.9)!

É um erro comum de cristãos e pessoas não-cristãs que professam outro tipo de fé, acharem que Deus ou a entidade que creem, poderá os protegerem de tudo e todos. Eu, que escrevo isto, creio em Deus Pai, creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus e o Messias e creio na Presença e no Poder do Espírito Santo, mas eu estou constantemente me preparando, não por falta de fé, mas porque quando uma crise vier, eu gostaria de ter MAIS CONFORTO e PRATICIDADE durante a mesma. Nunca se tratou de falta de fé, nunca foi um caso de fé (ou ausência da mesma).

Faz parte da preparação acima citada, ter um Abrigo Secundário.


Abrigo Secundário, Características
O Abrigo Secundário deve possuir as seguintes características:

1.Ser afastado da civilização (se estiver localizado na Zona Rural - na Zona Urbana, deve ficar em um local discreto e a fachada do Abrigo não deve chamar a atenção).
2.Deve ter uma quantidade mínima de equipamentos que possam melhorar o dia-a-dia por ali (utensílios de cozinha, ferramentas de corte e outros).
3.Deve ter um estoque de suprimentos alimentícios (não necessariamente dentro do Abrigo).
4.Deve ter alguma fonte natural de reabastecimento de comida e água (horta, pomar, cisterna, poço artesiano, um igarapé que passe perto...).


Também tenho um vídeo no canal do YouTube onde discorro rapidamente á respeito do Abrigo Secundário.




O sobrevivencialista Selco, também recomenda que o Abrigo Secundário esteja no máximo a uma distância que o tanque de combustível de um veículo comum possa cobrir (para a realidade brasileira: um carro 1.0 costuma ter a capacidade de armazenar até 40 L de combustível. Na Zona Urbana, um veículo 1.0 consome 1L/10Km e na Zona Rural essa relação é de até 1L/15Km – ou seja, um carro 1.0 possui o potencial máximo de com o tanque cheio, percorrer até 600 Km de maneira ininterrupta!!! - sem precisar abastecer).

No Abrigo Secundário, além das quatro recomendações já mencionadas alguns parágrafos acima e que estão contidas no vídeo, seria interessante ter recipientes para coleta de água (dos mais variados tamanhos) e alguma maneira de saber o que há no mundo exterior (um rádio á pilha é perfeito, neste caso).

É importante que o Abrigo Secundário seja desconhecido das pessoas (inclusive das que você convive diariamente), que fique fora da vista comum e longe de estradas (mesmo que seja uma daquelas estradas de terra que há em ramais – como a que eu percorri no vídeo acima), pois ele precisa ser secreto e discreto, para que durante uma crise, você possa ficar confinado e seguro de ladrões e pessoas desesperadas (que sabidamente possuem mau comportamento durante crises).

Recomenda-se também que todos os equipamentos, ferramentas, suprimentos e demais utensílios que você haverá de utilizar no Abrigo Secundário já esteja no local (outra razão de o Abrigo ter que ser secreto e discreto), pois uma pessoa com “as malas cheias” ou com uma mochila ou bolsa “gorda”, chama bem mais a atenção do que uma “sem nada” em mãos.


Finalizando
Bem, por enquanto é isso. Como todos os temas de Sobrevivencialismo e Preparação, o Abrigo Secundário é longo, extenso e sempre em atualização. Fico por aqui.

Graça e paz!

Nenhum comentário: