terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Resident Evil e As Lâminas de Sobrevivência




Olá!

No dia 25/01/2019 será lançado o jogo “Resident Evil 2 Remake”. Eu resolvi fazer uma abordagem das lâminas de sobrevivência que são utilizadas (ou não) na franquia de jogos e filmes que levam o nome de “Resident Evil”.

Antes de tudo, alguns avisos: eu NÃO sou um “fanboy” da franquia Resident Evil! Se eu escrever ou mostrar algo que não condiz com a franquia, de imediato eu peço o seu perdão. Eu também não jogo Resident Evil (fazem alguns anos desde a última vez que joguei algum desses jogos) e portanto análises dos games não farão parte deste texto e de sua contra-parte, que em tempo oportuno encontrará-se em áudio e vídeo.

Neste artigo existem spoilers (termo em inglês para "histórias de um jogo/livro")!


Histórico das Lâminas de Sobrevivência em Resident Evil
A primeira vez que uma lâmina de sobrevivência aparece na franquia de Resident Evil (a partir de agora vou chamar a franquia de “RE”) foi no primeiro jogo da série, o Resident Evil para PSOne (lançado nos saudosos anos de 1996) que a faca de sobrevivência apareceu: ambos os personagens jogáveis (Chris Redfield e Jill Valentine) possuíam este item no seu inventário logo no começo do gameplay. Porém na aparência física de Chris ficava evidenciado que ele carregava uma faca de sobrevivência e que a mesma deveria fazer parte de suas preparações: de todos os membros do S.T.A.R.S de Raccoon City, o único que portava uma lâmina de maneira aparente era o oficial Redfield, que tinha passagem na U.S Air Force. Ele a levava atada ao ombro como se observa na imagem abaixo:




O personagem Chris Redfield na versão de PSOne (esquerda) e na versão Remake (direita).
Chris Redfield e a sua faca de sobrevivência em uma foto encontrada durante os jogos RE 2 e RE 3.



Posteriormente, na versão Remake (do primeiro jogo) e no spin-off “The Umbrella Chronicles” lá está o Chris com a faca de sobrevivência atada ao ombro, sendo que no outro spin-off (“The Dark Side Chronicles”) é dada maior importância a lâmina de sobrevivência do Chris no encerramento da fase “Game of Oblivion”, na cena chamada “Old Foe”. 


Cena "Old Foe".

Em “The Dark Side Chronicles”, na cena de abertura da fase “Memories of a Lost City” é mostrado que a personagem Claire Redfield (irmã de Chris) carrega consigo uma lâmina de sobrevivência (com o logo da S.T.A.R.S) e a utiliza para salvar Leon Scott Kennedy, porém a lâmina de sobrevivência é um item marginal nestes jogos, sendo que somente a partir do jogo RE 4 é que as lâminas de sobrevivência ganham enorme destaque com os personagens Leon e o seu inimigo Krauser.

O jogo RE 5 trouxe Chris Redfield, não portando uma faca de sobrevivência mas um facão (“machete” se você preferir) que lembra um “parang” utilizado pelos indonésios. Neste jogo o personagem carrega o item como parte necessária na sua missão, de maneira que é a primeira vez na franquia de RE que a lâmina de sobrevivência NÃO ocupa um espaço no inventário. Posteriormente os spin-offs “Umbrella Chronicles” e “Dark Side Chronicles” repetem isso na jogabilidade, promovendo ainda mais a lâmina de sobrevivência que os personagens jogáveis carregam e que podem ser utilizadas como poderosos itens para desvencilharem-se de certos inimigos (como as leechs, os corvos, as cobras, as piranhas – e em situações emergenciais, até de zumbis).

No filme “Resident Evil: Vendetta”, a faca de sobrevivência ganha uma importância maior ao ser utilizada por Chris na sua primeira luta contra Glenn Arias. Além de mais para frente no filme a Colt M4 do herói tem uma faca-baioneta acoplada na ponta do fuzil. Leon neste filme limita-se ao uso da pistola, sendo que no filme “Resident Evil: Damnation” bem no final, após ter ficado completamente sem munição e cercado por dois Tyrants, ele (Leon) saca a sua faca de sobrevivência e espera as B.O.Ws o atacarem…


O Que Mais Dizer?
Uma facada é três vezes mais letal que um tiro de 9mm disparado á queima roupa. Apesar de historicamente a franquia Resident Evil ter destratado bastante as lâminas de sobrevivência, em caso de uma infecção zumbi ocorrer na vida real (algo IMPROVÁVEL de acontecer) uma lâmina de sobrevivência valerá tanto quanto um fuzil com balas…

Lâminas não ficam sem balas e não necessitam de um intenso treinamento para serem manuseadas. O novo jogo da franquia (“Resident Evil 2 Remake”) aumenta sobremaneira a importância das facas de sobrevivência ao disponibilizá-las como um “defense item”.

Você sobrevivencialista, o que acha?

Eu sugiro que estude sobre lâminas e pense em ter ao menos uma nas suas preparações.

Fiquem com Deus e até a próxima!

Nenhum comentário: