quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Facas x Canivetes: Qual O Melhor?



Graça e paz á todos! Hoje eu venho aqui exibir o mais claramente possível, os prós e contras de facas e canivetes. Vamos lá?


Introdução
Em toda a comunidade de preparadores, sobrevivencialistas, bushcrafters e trekkers, existe a discussão de qual tipo de equipamento é o melhor: facas, canivetes, pás ou machados. Nesse artigo, eu viso mostrar os pontos que destacam as facas e os canivetes. Eu vou logo adiantando: NÃO existe melhor equipamento, o que de fato existe é o equipamento certo, na hora certa e nas mãos da pessoa certa.


Facas
Um instrumento ancestral que nos acompanha desde tempos desconhecidos, a faca é extremamente versátil e nos permite uma série de funções diferentes e que nos trazem conforto e facilidades: cortar alimentos diversos, descascar vegetais, cortar madeira, cortar cordas, fazer entalhes, ser um bom item de defesa pessoal… as possibilidades são grandes, porém as facas possuem uma ressalva, elas não são fáceis de serem portadas de maneira velada, isto é, não é fácil escondê-las. Além disso, para se utilizar uma faca corretamente, deve-se gastar tempo e dinheiro, com um treinamento adequado.

As vantagens das facas são:

  • Os custos de aquisição das facas costumam ser menores do que a dos canivetes.
  • As facas costumam serem bem mais resistentes do que os canivetes (principalmente as facas de perfil integral, também chamadas de “cabo inteiriço” ou “full tang”), o que aumenta (e muito) a durabilidade do equipamento.
  • Por conta da durabilidade, em situações de emergência podem ser utilizadas para funções das quais não são projetadas anteriormente, como por exemplo, o “batoning” ou mesmo, para atividades mais amenas, como por exemplo, utilizá-las como talher para comer, como visto neste vídeo aqui.


Canivetes
Inventados por Karl Ensener (o fundador da famosa empresa Victorinox) os canivetes funcionam através de um sistema de molas que usa a força mecânica empregada na abertura da lâmina, para mantê-la mais estável durante o uso da mesma. No entanto, caso o canivete receba pressão demais poderá vir a quebrar! Os canivetes, apesar desse porém são muito bons para trabalhos manuais de precisão como entalhes ou o descascar de vegetais.

As vantagens dos canivetes são:

  • Permite uma incrível portabilidade ao usuário. Como a lâmina é retrátil, é possível reduzir a extensão de um canivete em até 40% á menos, o que por si só é uma boa em um país com índices de violência extremamente altos como o Brasil.
  • Permite o porte velado (item anterior).
  • Pode ter muito mais do que uma mera lâmina: os canivetes suíços, por exemplo, carregam ao menos três funções, além da lâmina.
  • São mais indicados para pequenos trabalhos e que exijam “precisão cirúrgica” do usuário.


Conclusões
Eu deixo as conclusões para vocês. Eu, como criador de conteúdos, devo me abster de dar a minha opinião nesse caso específico. A resposta de qual é o melhor, se são as facas ou os canivetes é algo totalmente subjetivo e depende muito do valor e das necessidades pessoais de cada um.

Fiquem com Deus e até a próxima!


Post Scriptium: criei esse quadro comparativo entre facas e lâminas. Ele está em língua portuguesa. Você pode baixar essa imagem e utilizá-la, desde que não obtenha fins lucrativos com ela, certo?

Se desejar, poderá baixar a imagem acima em alta resolução, clique aqui.